Você sabe como vender pelo WhatsApp?
Hoje em dia, com as ferramentas tecnológicas, tornou-se muito mais fácil chegar ao público-alvo de maneira segmentada e conseguir estabelecer um relacionamento estreito capaz de retê-los e torná-los, de fato, clientes. É o caso do WhatsApp.
Parece um pouco louco pensar nele como meio para vender, não é mesmo?
Ele sempre foi direcionado à troca de mensagens pessoais, mas ganhou sua versão Business, que vem auxiliando as empresas em suas estratégias de marketing digital, vendas e no atendimento ao cliente.
A princípio é um aplicativo de grande utilidade, pois agrega um público muito expressivo.
Segundo o próprio aplicativo, publicado em fevereiro de 2020, o número de usuários no mundo passou de 2 bilhões. E até outubro de 2019, no Brasil, 120 milhões tinham o app instalado em seus smartphones.
Ou seja, você com certeza vai achar o seu público-alvo nesse aplicativo, o que resta agora é estar lá, conversando diretamente com os seus leads e levando mensagens que agreguem em sua estratégia de vendas.
Se interessou e quer aprender como fazer vendas pelo WhatsApp? Te contamos tudo aqui, confira agora!
Por que vender pelo WhatsApp?
Recentemente, a marca lançou uma funcionalidade que permite a transferência de dinheiro entre usuários e o pagamento de compras diretamente pelo aplicativo.
O Brasil é o primeiro país a ter acesso às novas funcionalidades, que podem ser muito úteis para empresas que utilizam este software para suas estratégias de venda.
Por enquanto, a novidade é restrita a pessoas que têm cartões de crédito e débito Visa ou Mastercard do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.
O uso do aplicativo tem sido intenso para essa finalidade, uma vez que é uma maneira muito mais econômica de chegar diretamente ao cliente e conseguir vender.
Quando comparamos os gastos e o trabalho de um e-commerce, por exemplo, ou de uma central complexa de atendimento, o app, com certeza, ganha disparado em questões de praticidade e efetividade.
O WhatsApp como canal de vendas tem a capacidade de se aproximar daquele cliente que foi categorizado pelo marketing digital ou pelo inbound marketing como um cliente frio e sem chances de se tornar de fato um consumidor.
Obviamente, esse cliente não seria nutrido e engajado tão poderosamente por um email marketing como seria por uma mensagem personalizada e direta no WhatsApp, por exemplo.
É muito mais fácil estreitar o relacionamento e, com base no funil de vendas, enviar mensagens e abordar da maneira certa, no momento certo.
Como qualquer outra ferramenta para engajamento e vendas, é preciso elaborar um planejamento estratégico. Não basta somente bombardear seus contatos com promoções, produtos e ofertas sem que haja uma estratégia para conversão.
Sua empresa precisa tratar o aplicativo como um verdadeiro e importante canal de vendas, não somente como um canal a mais, e isso começa por criar uma conta no WhatsApp Business, que oferece muito mais funcionalidades para o empresário e é voltado diretamente para a gestão do seu negócio.
Quais são as vantagens de usar o WhatsApp para vendas?
O app auxilia a equipe de vendas na otimização do atendimento ao cliente, uma vez que o mesmo vendedor pode dar atenção para várias pessoas por mensagem enquanto aguarda uma resposta, o que seria inviável por meio de um atendimento telefônico.
Outra vantagem importante é a capacidade de geração de informação que o aplicativo pode trazer para a sua gestão comercial.
Por exemplo, a quantidade de atendimentos que foram realizados no dia, quantas vendas foram fechadas pelo app, quantas transações financeiras foram feitas, o tempo médio de resposta da equipe, a velocidade do contato, entre outras informações relevantes.
Como funciona o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é o segundo aplicativo da marca, lançado no Brasil em 2018, voltado especialmente para os proprietários de empresas, segundo os idealizadores.
Observou-se com o passar do tempo que muitas pequenas e médias empresas já procuravam utilizar o WhatsApp comum para integrar sua estratégia de atendimento ao cliente, mas sem muitos recursos específicos para negócios e sem uma administração eficiente das mensagens e contatos.
Constando essa necessidade e oportunidade, a marca lançou o app voltado para empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Os principais usos da plataforma são: atendimento ao cliente, vendas e marketing.
Hoje, o aplicativo é uma das principais maneiras de vender pela internet e também uma das mais econômicas para a empresa, afinal, o download e uso do app são gratuitos.
Veja também: Como Automatizar o WhatsApp e quais as Melhores Ferramentas para Automação
Após baixá-lo, a empresa pode criar seu perfil comercial, inserindo foto, informações de localização do negócio, de contato, horário de funcionamento, entre outras.
Os recursos do aplicativo são muito mais completos e voltados para as empresas, entre eles podemos citar três:
1. Catálogo de produtos
A loja pode catalogar seus produtos no app como forma de apresentá-los e oferecer mais detalhes dos mesmos para os seus contatos do WhatsApp, que no caso são os clientes.
É possível inserir a foto, o título, o valor, a descrição e o link de pagamento do produto.
2. Mensagens automáticas
Sabemos que não é fácil responder a tantos clientes rapidamente, não é mesmo? Contudo, sua empresa pode criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas de forma nativa, assim como criar um chatbot usando WhatsApp Business.
Você mesmo pode definir como serão estas mensagem e o que pretende passar para seu cliente naquele momento para que ele não fique sem resposta.
Muitas vezes, as respostas automáticas também podem direcionar para a resolução ou solucionar o problema do consumidor, evitando o trabalho humano. Muitos bancos já utilizam desse recurso para agilizar seu atendimento.
3. Etiquetas
As etiquetas são utilizadas para segmentar os seus contatos, separando-os por categoria. Uma forma de facilitar a gestão das suas vendas pelo app.
Com as etiquetas, sua empresa pode diferenciar seus clientes e separá-los de acordo com suas necessidades, por exemplo: “Efetuou uma compra”, “Novo contato”, “Cliente antigo”, “Cliente com problemas” etc.
Como vender pelo WhatsApp?
Confira, abaixo, 7 dicas de como implementar esse app em sua estratégia de vendas:
1. Invista no primeiro contato
Sua equipe de vendas e atendimento pode utilizar o aplicativo desde o primeiro contato com o seu potencial consumidor.
Obviamente, é preciso ser feito um estudo de persona e público-alvo da sua empresa e identificar os leads. Só assim, será possível ter os contatos certos para a sua estratégia.
Assim, ao utilizar o app logo no primeiro contato, seus vendedores podem, ao invés de apenas ligar para o lead, enviar uma mensagem direcionada e segmentada para marcar o melhor horário para uma ligação, por exemplo, ou até mesmo fazer toda a abordagem via mensagem.
Dessa forma, uma pessoa que poderia demorar dias para conseguir ler o seu e-mail ou conversar por telefone para ouvir as propostas da sua empresa, terá em mãos instantaneamente todas as informações e o contato com a sua marca, aumentando ainda mais o engajamento e a proximidade com o lead.
2. Integre com outros meios de contato
Isso não significa que esses outros meios de comunicação devem ser descartados. Muito pelo contrário, devem ser incorporados ao WhatsApp de modo que conversem entre si.
A formalização de uma negociação, por exemplo, ou o envio de um documento importante, pode e deve ser feito pelo e-mail.
3. Explore o app para divulgação
Além disso, é possível explorar a aba de mídia do aplicativo para enviar fotos dos seus produtos ou serviços, vídeos curtos, conseguir divulgar promoções etc.
Assim, é mais um meio para que os leads conheçam mais a sua marca e se interessem por seus produtos ou serviços.
Você também pode inserir na descrição do seu perfil empresarial no app, um link que direcione o cliente para uma página de produtos, por exemplo.
4. Feche as vendas pelo próprio WhatsApp
Para fechar a venda, você pode levar o cliente para outra página de pagamentos, como sua loja virtual, por exemplo, ou fazer a transação financeira pelo próprio app por meio da nova funcionalidade que já citamos mais acima.
Dessa forma, o cliente já é direcionado direto para a ação principal, o que agiliza todo o processo de vendas e têm maiores chances de efetivar a compra.
5. Otimize o pós-venda
Depois da assinatura de um contrato ou da compra do produto, o contato entre vendedores e clientes pode permanecer por meio do WhatsApp, a fim de dar todo o suporte necessário do pós-venda.
Dessa forma, o vendedor fica mais livre para tocar outras negociações sem ter a agenda enquanto aguarda uma suposta mensagem do cliente.
6. Utilize como suporte para atendimento
Integre o aplicativo como um canal de suporte para a sua empresa. Você pode automatizar o atendimento com o uso de chatbots e mensagens eletrônicas a fim de responder às dúvidas mais comuns, e só enviar ao time de suporte os tickets mais complexos para que sejam resolvidos.
7. Invista em telefones corporativos
Como esse é ainda é um canal de vendas e atendimento relativamente novo para as empresas, algumas atitudes ainda precisam ser repensadas.
Muitos empresários fazem os vendedores utilizarem seus telefones pessoais para entrar em contato com os clientes. Esse é um erro grave, que pode prejudicar a empresa e o profissional.
Cada vendedor deve ter um telefone corporativo, para evitar mensagens fora do horário de trabalho e até mesmo abordagens indevidas.
Além disso, direciona o funcionário exatamente para sua função, evitando distrações.
Conclusão
Como vimos até aqui, vender pelo WhatsApp é uma ótima saída para pequenas e médias empresas. Um app gratuito capaz de auxiliar em vários processos, principalmente otimizando tempo.
Com essas dicas, temos certeza que vai utilizá-lo da melhor forma para alavancar seu negócio.