Conheça as Vantagens da Plataforma WordPress pra Construção de Sites Incríveis

Wordpress: As Vantagens da Plataforma para Construção de Sites Incríveis
Entenda quais as vantagens de ter um website feito com a ferramenta WordPress. Tenha mais liberdade para divulgar o seu negócio.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe

Se você tem uma empresa, quer divulgar seu trabalho ou precisa de um espaço onde possa compartilhar suas ideias, a sua presença na internet é praticamente obrigatória. Ter um site que mostre o que você faz é importantíssimo e, para isso, apresentamos o WordPress.

Essa plataforma se tornou a principal ferramenta para quem atua com a publicidade e também para qualquer pessoa que queira mostrar o seu trabalho e ganhar mais visibilidade.

E se você deseja estar em sincronia com o marketing digital e oferecer o melhor para o seu negócio é necessário conhecê-la melhor.

Atualmente, existem diversas plataformas que oferecem a possibilidade de criação e hospedagem de páginas, entretanto o WordPress é a mais utilizada mundialmente.

Segundo a W3Techs, até outubro de 2020 o sistema de gerenciamento de conteúdo, WordPress, se mantém em primeiro lugar.

Para saber mais sobre essa ferramenta e aprender a utilizá-la da melhor forma, veja esse conteúdo e entenda agora como ele funciona e por que deve investir num site nesta plataforma. Confira!

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, sigla em inglês de Content Management System) para a web, gratuito e de código aberto.

Criado em 2003 inicialmente como uma plataforma para blogs, também é utilizado nos dias de hoje para a criação e administração de sites, portais de notícia, lojas virtuais, áreas de membros e outros tipos de página.

E uma das principais características dessa plataforma é justamente seu CMS, que tem como objetivo facilitar os processos de criação e edição de conteúdo em páginas na internet sem a necessidade de utilizar qualquer linguagem de programação.

Dessa forma, é possível criar um site completo, com inserção de textos, vídeos e imagens, além de ajuste de layout e outras funções, apenas com os recursos oferecidos e de forma bastante prática.

Essa plataforma intuitiva e simples de usar vai ao encontro da proposta central do WordPress: democratizar a publicação de conteúdo, o desenvolvimento de sites e blogs, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Pra isso, o WordPress criou um sistema baseado nas “liberdades que acompanham o código aberto”, como descreve em sua página.

Como funciona esta ferramenta

São oferecidos dois tipos de plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org.

O primeiro é o serviço oferecido pra hospedagem de blogs e está disponível pra qualquer pessoa em suas versões gratuita e pagas.

Possui uma grande variedade de temas e funções inclusas, mas tem personalização limitada, não permite adicionar recursos e é mais difícil de ser encontrado em uma busca no Google, já que a página fica sob domínio do WordPress — isso na versão gratuita.

Já o segundo oferece um software em que é possível ter acesso a uma plataforma de código aberto que permite personalização livre e a instalação de temas e plug-ins.

Apesar de ter um sistema de otimização pra mecanismos de busca e controle total pra fazer alterações no seu site, necessita de um servidor — geralmente pago — pra hospedagem.

Como estamos falando de site, o WordPress.org é a melhor opção, pois você pode criar blogs corporativos, portfólios e páginas completas pra empresas com um sistema de fácil manuseio, bastante confiável e que permite ser encontrado nas buscas do Google.

Em ambas as versões existem funcionalidades parecidas, conheça algumas delas:

  • Edição de conteúdo — agendar, manter como rascunho, incluir imagens, áudios e vídeos;
  • Produção novas páginas — alterar tags, menu, enfim, toda a interface do seu site;
  • Moderação dos comentários — habilitar ou desabilitar comentários de todas ou em publicações específicas;
  • Acompanhamento de dados — é possível acompanhar dados de acesso do seu site;
  • Administração dos plugins e extensões — criar, editar, adicionar ou até mesmo excluir;
  • Gerenciamento de permissão — gerenciar os níveis de cada colaborador, habilitar para certas funções.

São muitas as funções que são extremamente úteis e estão presentes nos dois tipos, tanto no WordPress.org quanto no WordPress.com.

Quais são as características do WordPress

Como já dissemos, o WordPress é o melhor CMS do mercado, pela facilidade de utilização apesar de ter ferramentas que parecem um pouco complexas.

Mesmo que você não tenha noção de linguagens de programação é possível criar coisas incríveis.

Para você ter certeza de que esta plataforma é excelente para o seu negócio, confira as 4 principais características dela:

1. Atualização dos conteúdos de forma descomplicada

De alguns anos para cá, o marketing de conteúdo dominou a internet, sendo um dos meios para se destacar e ser visto por àqueles que seu negócio deseja alcançar.

Com um site bem feito e com conteúdos relevantes, é a forma mais efetiva para atrair potenciais clientes.

Lembre-se de que o site é a porta de entrada da sua empresa e é seu dever alimentá-lo com conteúdo que atraiam as pessoas, com novidades e assuntos únicos, por exemplo.

O WordPress é o queridinho de quem produz conteúdo e quer ter um site atraente, com a simplicidade de manuseá-lo, e essa plataforma torna mais fácil a atualização de conteúdos.

Quando dizemos que é muito fácil utilizá-lo, isso é verdade, pois se você tem apenas familiaridade com programas como o Word, é possível criar e atualizar o site usando apenas o WordPress.

2. Ferramentas para a produção de conteúdo

Não precisa entender de programação para utilizar o WordPress, lembra? E isso é verdade!

Com uma interface fácil de manusear, você pode criar rascunhos, revisar os conteúdos e também programar o dia e horário que deseja postar.

Outra ferramenta legal que é oferecida pelo WordPress é a privacidade do conteúdo que você postou, ou seja, ele pode ser público ou privado. Além de poder colocar uma senha de visualização.

Para gerenciar os usuários também não é nada complicado, e você pode definir o tipo de acesso de cada um, como administradores, editores, autores e inscritos.

Essa função é ótima porque é possível ter uma infinidade de colaboradores sem por em risco o seu site.

3. Variedade com os tipos de site

Ao utilizar o CMS você pode definir o tipo de site que tem a ver com a sua empresa e com o que oferece.

Você pode criar desde blogs até revistas online, e isso só é possível porque o WordPress disponibiliza uma infinidade de opção de extensões.

Pode ter certeza de que a sua página será funcional e bonita, com o design que você escolher. Pontos importantes para atrair seus clientes e encontrar pessoas interessadas no seu serviço.

4. Adição de plugins

No tópico anterior falamos sobre as extensões que podem ser utilizadas para a criação da interface e aumentar a funcionalidade do seu site.

Os plugins são essas extensões, o WordPress oferece vários deles com muitas opções, como revisor de SEO, calendários editoriais, proteção contra spam, botões de compartilhamento etc.

Enfim, vale a pena mergulhar nesse universo, pesquisar e encontrar o que mais se encaixa com o perfil do seu negócio.

Quais são os benefícios em utilizar o WordPress

Você deve estar se perguntando se o WordPress é isso tudo mesmo, pois como um CMS gratuito pode oferecer tantas funcionalidades, não é?

Pois saiba que é isso tudo sim, e por esse motivo, apresentamos os benefícios em utilizá-lo. Saiba mais:

  • É gratuito — é possível criar vários tipos de sites com todas as funcionalidades gratuitas da plataforma;
  • Fácil de usar —não precisa dominar, muito menos saber sobre programação para gerenciar e publicar conteúdos;
  • Rápida instalação — a instalação dura em torno de cinco minutos, e como é uma plataforma conhecida pela facilidade de manuseio, não é necessário ter conhecimento técnico para isso;
  • Alterações de interface da página — existem muitas opções de temas e detalhes que podem ser alterados com muita facilidade, e a maioria está disponível de forma gratuita;
  • Constantes atualizações — na plataforma ocorrem em média três atualizações por ano, sempre trazendo novidades para seus usuários;
  • Facilidade para solucionar problemas — existe um fórum com um alto número de participantes onde é possível sanar praticamente todas as suas dúvidas;
  • Sistema de código aberto — ou seja, o código fonte do software pode ser editado e personalizado por qualquer usuário, sempre atrás de melhorias;
  • Relação amigável com mecanismos de busca — a estrutura das páginas tem elementos em html que são identificados pelos buscadores como o Google. Para melhorar seu SEO, utilize o plugin Yoast SEO (a versão gratuita é bem completa);
  • Relação amigável com celulares — neste caso dizemos que a página é mobile friendly, quer dizer que o site é otimizado para dispositivos móveis.

Quais são os tipos de sites que podem ser criados neste CMS

O WordPress surgiu com a finalidade de ser utilizado somente para a criação de blogs. Entretanto, depois de algumas atualizações, foi possível criar outros tipos de sites.

Por ser uma ferramenta versátil, são muitas as páginas que utilizam a plataforma, desde páginas governamentais até mesmo páginas de artistas e pessoas que realizam qualquer tipo de atividade.

Conheça agora os tipos de sites que são mais criados com o WordPress:

  • Blogs;
  • Portfólios;
  • Sites governamentais;
  • Redes sociais;
  • Fóruns;
  • Lojas Online.

Vamos parar a nossa lista por aqui, mas qualquer tipo de site que você conseguir imaginar, saiba que é possível criar por meio do WordPress.

Quais são os erros que mais aparecem no WordPress

Mesmo que a plataforma tenha só pontos positivos, como qualquer outra ferramenta, está passível de erros. Para você ficar por dentro deles, apresentamos aqui dois dos mais comuns:

1. Erro 402

Este é o erro mais comum da plataforma, ele aparece quando existem links quebrados no conteúdo ou quando a URL mudou e não foi feito o redirecionamento para a nova página.

2. Erro 500

É o erro interno do servidor e é o que mais acontece. Existem algumas possíveis causas para ele acontecer como:

  • Arquivos .htaccess corrompidos;
  • Atualizações do WordPress;
  • Permissões de arquivos errados.

Para saber sobre os erros mais comuns do WordPress confira este outro artigo.

O WordPress é uma ferramenta que se destaca em vários aspectos se compararmos com as outras que oferecem o mesmo tipo de serviço.

Dessa forma, para se tornar um especialista no assunto e saber as suas funcionalidades, continue estudando e coloque em prática essas informações que trouxemos para você! 😉

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

😍 Quem ama compartilha
Este conteúdo foi escrito por
NERY Team

NERY Team

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer informações e dicas poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma acessível e desburocratizada.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso email como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento

Baixe Grátis seu eBook e venda melhor ⬇️

RD STATION MARKETING: Como Funciona e Por Que QUASE TODO MUNDO Comenta Sobre Esta Ferramenta

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso email como confiável — ⭐ Estrela