10O WordPress é um sistema gratuito utilizado para publicação de blog posts e construção de sites na internet. Hoje, ele possui a melhor ferramenta de CMS e é a principal escolha daqueles que precisam de uma página eletrônica. Todavia, como toda e qualquer plataforma, ele não está isento da ocorrência de erros do WordPress.
Graças ao seu fácil funcionamento e baixa necessidade de investimento, hoje, o WordPress ocupa o 1º lugar do mercado – 60% das pessoas o utilizam.
Suas funcionalidades vão desde a criação de um blog – propósito para o qual foi inicialmente criado – até desenvolvimento de sites institucionais, plataformas de fóruns ou lojas de e-commerce.
Vale lembrar que ele é desenvolvido por vários colaboradores, ou seja, de modelo Open Source – software de código aberto.
Isso quer dizer que algumas vezes ocorrem falhas que podem prejudicar o seu funcionamento, influenciando tanto quem publica o conteúdo como quem o acessa.
A partir disso, preparamos uma lista na qual reunimos os 10 principais erros do WordPress. Confira!
1. Erros do WordPress de HTTP
Esse erro acontece ao tentar fazer o upload de algum arquivo de mídia na biblioteca. E a primeira coisa que você deve tentar fazer é verificar se tem memória suficiente no WordPress, e realizar o carregamento de novo com o nome sem caracteres especiais.
Para aumentar a sua memória adicione a linha ( ‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘64M’ ) ao código do seu arquivo wp-config.php. Se o erro persistir, tente utilizar outro navegador e desativar os plugins.
Existem diversos plugins no WordPress e alguns são muito bons para otimização das imagens, mas podem acarretar nesses erros.
2. Erro interno de servidor
Um dos erros do WordPress mais comuns, o “500 internal server error” pode ser corrigido.
Para isso, deve ser verificado o arquivo .htaccess, responsável por reescrever as url do website. Quando ele falha e está corrompido, ocorre o aparecimento do erro.
A solução é renomear esse arquivo para .htaccess/backup e salvar as configurações. Isso deve fazer com que o problema seja resolvido.
3. Tempo limite de conexão
Quem nunca se deparou com a mensagem “o site demorou muito para responder” ao tentar realizar uma conexão? Muito comum de acontecer, esse erro prejudica tanto o usuário como o programador.
Mais uma vez, o problema geralmente é a falta de memória e é necessário aumentar a sua capacidade. Mas, antes, tente voltar ao tema padrão e desligar os plugins, pois é possível que seja só uma falha do tema.
4. Tela branca
Conhecido como “tela branca da morte“, é o erro mais assustador da plataforma. Ele inviabiliza que qualquer um acesse, tanto aqueles que administram o site como quem o acessa.
Sua causa quase sempre se deve à falta de memória, erros na digitação do código PhP, temas ou plugins defeituosos.
Logo, o primeiro passo é tentar identificar qual a causa da tela branca, pois algumas das soluções apresentadas em outros pontos como:
- aumentar o armazenamento;
- retornar ao tema padrão;
- desativar todos os plug-ins.
Só é possível utilizar essas soluções caso você consiga acessar a tela de administração – podem resolver.
Todavia, se a tela para administradores não estiver aparecendo e você estiver em dúvida de qual é o erro, é possível ativar o Modo de Depuração – Debug. Essa é uma ferramenta que irá mostrar qualquer erro que esteja acontecendo no seu site.
Para ativar o Debug, você precisa encontrar a linha define( ‘WP_DEBUG’, false) e alterar o false para true, assim seu processo vai começar.
Essa linha é encontrada no arquivo de instalação wp-config.php e, caso não exista, é só adicioná-la no início do seu arquivo.
5. Página não encontrada – Erro 404
Ocorre quando apenas uma página do site não funciona. As outras podem ser acessadas normalmente, mas essa não pode ser encontrada.
Sua ocorrência, apesar de comum e incômoda, tem uma solução muito simples. Basta acessar a página onde ficam as configurações de links permanentes e clicar em salvar mudanças. Assim, o site irá atualizar e reescrever o arquivo .htaccess que já foi citado aqui.
6. 502 Bad Gateway – Erro de mau funcionamento
Esse é um problema que pode ser temporário – ocorre uma falha de carregamento do site ou da própria plataforma – ou pode ter a ver com algum código defeituoso no seu tema ou em algum plug-in.
Sua solução é corrigida a partir da seguinte sequência:
- Dê um F5 para recarregar o site;
- Limpe o cache do seu navegador;
- Desative o firewall;
- Atualize os temas e plugins.
7. Falha na publicação de posts agendados
Imagina gastar um tempão verificando qual é a melhor hora para publicar um conteúdo, agendar ele usando a própria automação que o site possui e ele não sair na hora certa?
Esse é um erro do WordPress bem incômodo que pode prejudicar toda a estratégia de marketing que foi montada.
Para evitar que ele aconteça, existem diversos plugins que corrigem o arquivo wp-cron.php que é o responsável por essa automação.
Um dos mais conhecidos e utilizados é o WP missed schedule. Ele funciona fazendo uma espécie de varredura a cada 15 minutos para se certificar se algum post foi esquecido pelo WordPress.
8. Site marcado como inseguro
Ainda que muitas pessoas simplesmente ignorem o aviso de site com malware/inseguro do Google e cliquem em avançar, existe uma grande parcela que ao ver esse aviso não irá visitar o seu site. Logo, você está perdendo tráfego e oportunidades de conversão.
Assim, a fim de evitar o problema, tome cuidado com quais anúncios você vai deixar no seu site.
A publicidade feita por sites com malware ou de caráter duvidoso vai afetar o funcionamento da sua plataforma, fazendo com que ela também seja considerada insegura.
9. Problema na atualização automática
Assim como os aplicativos de celular, o WordPress também precisa ser atualizado constantemente. Essas atualizações ocorrem para corrigir bugs recorrentes e evitar que alguns erros ocorram em seu funcionamento. Mas algumas vezes esse processo pode acabar sendo comprometido.
Esse é um erro que não vai inviabilizar o funcionamento do seu site para você ou para os usuários, mas pode fazer com que a página de administração fique lenta e não seja possível adicionar novos plug-ins. Ou seja, pode vir a prejudicar a sua experiência na plataforma.
Se a seguinte mensagem aparecer no seu arquivo de log, realmente ocorreu um erro no processo de atualização:
PHP message: PHP Warning: Ocorreu um erro inesperado. Algo pode estar errado com o WordPress.org ou a configuração deste servidor. Se você continuar a ter problemas, tente o Fórum de Suporte. (O WordPress não conseguiu estabelecer uma conexão segura com o WordPress.org. Contate o administrador do servidor.) in web/wp-admin/includes/plugin-install.php on line 83.
A melhor solução é deletar o arquivo .maintenance do seu painel de controle e atualizar a página.
Também pode ser um problema advindo do último plug-in instalado, nesse caso basta removê-lo e baixar de novo.
10. Não recebimento do e-mail de recuperação de senha
Esquecer a senha do seu site, por mais que pareça um problema bobo, é muito mais comum do que você imagina e pode acarretar em muita dor de cabeça.
Para isso, normalmente é só clicar em esqueci minha senha, preencher o e-mail e esperar que a plataforma te envie a forma de recuperação, certo?
Todavia, sabemos que isso não ocorre muitas vezes. O problema se torna um verdadeiro desafio quando, ao clicar em “esqueci minha senha”, você não recebe o e-mail de troca de senha.
Mas, não se desespere, pois isso é um erro muito comum e pode ser facilmente corrigido.
Siga o seguinte passo a passo:
- Logue no PHPMyAdmin;
- Selecione a sua database;
- Encontre e clique em wp_users;
- Ache o seu nome de usuário e selecione para editar;
- Ative a função MD5 presente na coluna “user_pass”;
- Preencha uma nova senha na barra de digitação;
- Confirme as edições.
Pronto! Ao fazer isso, sua senha será alterada e você pode acessar a sua página de administrador do site normalmente na página de login com a sua nova senha.
Finalizando
Ao longo deste artigo, selecionamos alguns dos erros do WordPress mais relatados pelos administradores e usuários da plataforma.
Sabemos o quanto uma falha no site pode atrapalhar a experiência dos usuários ou até mesmo comprometer uma venda. E ninguém quer perder dinheiro, certo?
Por isso, esperamos que tenham gostado do conteúdo e que essas soluções tenham ajudado você a resolver os seus problemas da melhor maneira possível.
Sua experiência será ainda melhor ao utilizar a plataforma, uma vez que você já saberá como corrigir os possíveis erros que podem acontecer.
No mais, se você está começando a utilizar a plataforma, fique tranquilo. Apesar de ser um software bem intuitivo, tudo nessa vida necessita de prática e estudo.
Mesmo apresentando erros, essa é uma excelente opção de hospedagem para o seu site ou blog, uma vez que é dotada de diversas funcionalidades. Então, vale a aposta.