Se você tem uma empresa, quer divulgar seu trabalho ou precisa de um espaço onde possa compartilhar suas ideias, a sua presença na internet é praticamente obrigatória. Ter um site que mostre o que você faz é importantíssimo e, para isso, apresentamos o WordPress.
Essa plataforma se tornou a principal ferramenta para quem atua com a publicidade e também para qualquer pessoa que queira mostrar o seu trabalho e ganhar mais visibilidade.
E se você deseja estar em sincronia com o marketing digital e oferecer o melhor para o seu negócio é necessário conhecê-la melhor.
Atualmente, existem diversas plataformas que oferecem a possibilidade de criação e hospedagem de páginas, entretanto o WordPress é a mais utilizada mundialmente.
Segundo a W3Techs, até outubro de 2020 o sistema de gerenciamento de conteúdo, WordPress, se mantém em primeiro lugar.
Para saber mais sobre essa ferramenta e aprender a utilizá-la da melhor forma, veja esse conteúdo e entenda agora como ele funciona e por que deve investir num site nesta plataforma. Confira!
O que é o WordPress
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, sigla em inglês de Content Management System) para a web, gratuito e de código aberto.
Criado em 2003 inicialmente como uma plataforma para blogs, também é utilizado nos dias de hoje para a criação e administração de sites, portais de notícia, lojas virtuais, áreas de membros e outros tipos de página.
E uma das principais características dessa plataforma é justamente seu CMS, que tem como objetivo facilitar os processos de criação e edição de conteúdo em páginas na internet sem a necessidade de utilizar qualquer linguagem de programação.
Dessa forma, é possível criar um site completo, com inserção de textos, vídeos e imagens, além de ajuste de layout e outras funções, apenas com os recursos oferecidos e de forma bastante prática.
Essa plataforma intuitiva e simples de usar vai ao encontro da proposta central do WordPress: democratizar a publicação de conteúdo, o desenvolvimento de sites e blogs, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.
Pra isso, o WordPress criou um sistema baseado nas “liberdades que acompanham o código aberto”, como descreve em sua página.
Como funciona esta ferramenta
São oferecidos dois tipos de plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org.
O primeiro é o serviço oferecido pra hospedagem de blogs e está disponível pra qualquer pessoa em suas versões gratuita e pagas.
Possui uma grande variedade de temas e funções inclusas, mas tem personalização limitada, não permite adicionar recursos e é mais difícil de ser encontrado em uma busca no Google, já que a página fica sob domínio do WordPress — isso na versão gratuita.
Já o segundo oferece um software em que é possível ter acesso a uma plataforma de código aberto que permite personalização livre e a instalação de temas e plug-ins.
Apesar de ter um sistema de otimização pra mecanismos de busca e controle total pra fazer alterações no seu site, necessita de um servidor — geralmente pago — pra hospedagem.
Como estamos falando de site, o WordPress.org é a melhor opção, pois você pode criar blogs corporativos, portfólios e páginas completas pra empresas com um sistema de fácil manuseio, bastante confiável e que permite ser encontrado nas buscas do Google.
Em ambas as versões existem funcionalidades parecidas, conheça algumas delas:
- Edição de conteúdo — agendar, manter como rascunho, incluir imagens, áudios e vídeos;
- Produção novas páginas — alterar tags, menu, enfim, toda a interface do seu site;
- Moderação dos comentários — habilitar ou desabilitar comentários de todas ou em publicações específicas;
- Acompanhamento de dados — é possível acompanhar dados de acesso do seu site;
- Administração dos plugins e extensões — criar, editar, adicionar ou até mesmo excluir;
- Gerenciamento de permissão — gerenciar os níveis de cada colaborador, habilitar para certas funções.
São muitas as funções que são extremamente úteis e estão presentes nos dois tipos, tanto no WordPress.org quanto no WordPress.com.
Quais são as características do WordPress
Como já dissemos, o WordPress é o melhor CMS do mercado, pela facilidade de utilização apesar de ter ferramentas que parecem um pouco complexas.
Mesmo que você não tenha noção de linguagens de programação é possível criar coisas incríveis.
Para você ter certeza de que esta plataforma é excelente para o seu negócio, confira as 4 principais características dela:
1. Atualização dos conteúdos de forma descomplicada
De alguns anos para cá, o marketing de conteúdo dominou a internet, sendo um dos meios para se destacar e ser visto por àqueles que seu negócio deseja alcançar.
Com um site bem feito e com conteúdos relevantes, é a forma mais efetiva para atrair potenciais clientes.
Lembre-se de que o site é a porta de entrada da sua empresa e é seu dever alimentá-lo com conteúdo que atraiam as pessoas, com novidades e assuntos únicos, por exemplo.
O WordPress é o queridinho de quem produz conteúdo e quer ter um site atraente, com a simplicidade de manuseá-lo, e essa plataforma torna mais fácil a atualização de conteúdos.
Quando dizemos que é muito fácil utilizá-lo, isso é verdade, pois se você tem apenas familiaridade com programas como o Word, é possível criar e atualizar o site usando apenas o WordPress.
2. Ferramentas para a produção de conteúdo
Não precisa entender de programação para utilizar o WordPress, lembra? E isso é verdade!
Com uma interface fácil de manusear, você pode criar rascunhos, revisar os conteúdos e também programar o dia e horário que deseja postar.
Outra ferramenta legal que é oferecida pelo WordPress é a privacidade do conteúdo que você postou, ou seja, ele pode ser público ou privado. Além de poder colocar uma senha de visualização.
Para gerenciar os usuários também não é nada complicado, e você pode definir o tipo de acesso de cada um, como administradores, editores, autores e inscritos.
Essa função é ótima porque é possível ter uma infinidade de colaboradores sem por em risco o seu site.
3. Variedade com os tipos de site
Ao utilizar o CMS você pode definir o tipo de site que tem a ver com a sua empresa e com o que oferece.
Você pode criar desde blogs até revistas online, e isso só é possível porque o WordPress disponibiliza uma infinidade de opção de extensões.
Pode ter certeza de que a sua página será funcional e bonita, com o design que você escolher. Pontos importantes para atrair seus clientes e encontrar pessoas interessadas no seu serviço.
4. Adição de plugins
No tópico anterior falamos sobre as extensões que podem ser utilizadas para a criação da interface e aumentar a funcionalidade do seu site.
Os plugins são essas extensões, o WordPress oferece vários deles com muitas opções, como revisor de SEO, calendários editoriais, proteção contra spam, botões de compartilhamento etc.
Enfim, vale a pena mergulhar nesse universo, pesquisar e encontrar o que mais se encaixa com o perfil do seu negócio.
Quais são os benefícios em utilizar o WordPress
Você deve estar se perguntando se o WordPress é isso tudo mesmo, pois como um CMS gratuito pode oferecer tantas funcionalidades, não é?
Pois saiba que é isso tudo sim, e por esse motivo, apresentamos os benefícios em utilizá-lo. Saiba mais:
- É gratuito — é possível criar vários tipos de sites com todas as funcionalidades gratuitas da plataforma;
- Fácil de usar —não precisa dominar, muito menos saber sobre programação para gerenciar e publicar conteúdos;
- Rápida instalação — a instalação dura em torno de cinco minutos, e como é uma plataforma conhecida pela facilidade de manuseio, não é necessário ter conhecimento técnico para isso;
- Alterações de interface da página — existem muitas opções de temas e detalhes que podem ser alterados com muita facilidade, e a maioria está disponível de forma gratuita;
- Constantes atualizações — na plataforma ocorrem em média três atualizações por ano, sempre trazendo novidades para seus usuários;
- Facilidade para solucionar problemas — existe um fórum com um alto número de participantes onde é possível sanar praticamente todas as suas dúvidas;
- Sistema de código aberto — ou seja, o código fonte do software pode ser editado e personalizado por qualquer usuário, sempre atrás de melhorias;
- Relação amigável com mecanismos de busca — a estrutura das páginas tem elementos em html que são identificados pelos buscadores como o Google. Para melhorar seu SEO, utilize o plugin Yoast SEO (a versão gratuita é bem completa);
- Relação amigável com celulares — neste caso dizemos que a página é mobile friendly, quer dizer que o site é otimizado para dispositivos móveis.
Quais são os tipos de sites que podem ser criados neste CMS
O WordPress surgiu com a finalidade de ser utilizado somente para a criação de blogs. Entretanto, depois de algumas atualizações, foi possível criar outros tipos de sites.
Por ser uma ferramenta versátil, são muitas as páginas que utilizam a plataforma, desde páginas governamentais até mesmo páginas de artistas e pessoas que realizam qualquer tipo de atividade.
Conheça agora os tipos de sites que são mais criados com o WordPress:
- Blogs;
- Portfólios;
- Sites governamentais;
- Redes sociais;
- Fóruns;
- Lojas Online.
Vamos parar a nossa lista por aqui, mas qualquer tipo de site que você conseguir imaginar, saiba que é possível criar por meio do WordPress.
Quais são os erros que mais aparecem no WordPress
Mesmo que a plataforma tenha só pontos positivos, como qualquer outra ferramenta, está passível de erros. Para você ficar por dentro deles, apresentamos aqui dois dos mais comuns:
1. Erro 402
Este é o erro mais comum da plataforma, ele aparece quando existem links quebrados no conteúdo ou quando a URL mudou e não foi feito o redirecionamento para a nova página.
2. Erro 500
É o erro interno do servidor e é o que mais acontece. Existem algumas possíveis causas para ele acontecer como:
- Arquivos .htaccess corrompidos;
- Atualizações do WordPress;
- Permissões de arquivos errados.
Para saber sobre os erros mais comuns do WordPress confira este outro artigo.
O WordPress é uma ferramenta que se destaca em vários aspectos se compararmos com as outras que oferecem o mesmo tipo de serviço.
Dessa forma, para se tornar um especialista no assunto e saber as suas funcionalidades, continue estudando e coloque em prática essas informações que trouxemos para você! 😉